O avanço tecnológico causou influências profundas na sociedade. Alterou a forma como as pessoas se relacionam, comunicam e aprendem. Um gestor escolar precisa acompanhar essa evolução de perto, a fim de detectar as tendências pedagógicas.
No Brasil, um estudante chega a passar mais de três horas por dia na internet. Essa conectividade influencia na forma como a realidade é compreendida.
Por isso, é comum que os alunos tenham menor capacidade de concentração, principalmente em atividades que não apresentem dinamismo e agilidade.
Neste post, separamos 5 tendências pedagógicas que precisam ser aplicadas na instituição escolar. Continue a leitura e eleve a qualidade e eficiência da sua escola!
1. Aprendizagem móvel
Atualmente, 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Nesse sentido, trazer essa realidade para dentro das salas de aula é uma maneira de deixar o ambiente escolar atualizado e compatível aos anseios e necessidades dos alunos.
Por isso, o uso de smartphones, tablets e computadores se tornou uma realidade em várias instituições de ensino.
Esses dispositivos possibilitam um aprofundamento do aprendizado com leituras adicionais, pesquisas, jogos educativos, grupos de discussões online etc.
2. Gamificação
A diversão pode ser um grande aliado no processo de ensinamento. Por isso, apostar em jogos é uma boa estratégia para estimular o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
É possível fazer uma disputa de perguntas e respostas, contemplando todas as disciplinas.
Além disso, a gamificação ajuda a aumentar o nível de atenção e engajamento dos estudantes.
Outro benefício é o estímulo no trabalho em grupo e a valorização do potencial de cada aluno a cada acerto, o que eleva a autoestima e os motiva.
3. Ensino híbrido
O ensino híbrido mistura o aprendizado por atividades online e offline. Com ele, o estudante poderá construir o conhecimento utilizando livros, apostilas e plataformas digitais.
Esse recurso é importante na pedagogia por utilizar de diferentes dispositivos para estimular a compreensão.
O professor é outro beneficiado, pois poderá implementar em suas aulas diferentes dispositivos. Assim, é possível tornar a didática mais dinâmica e atrativa.
4. Gestão democrática
Para a gestão democrática, o aluno tem autonomia não apenas para construir o seu próprio conhecimento, mas também para opinar sobre qual maneira ele se dará.
Dessa forma, os estudantes são convidados a participar na construção das regras, tendo voz ativa, assim como os professores e os gestores.
A proposta é oferecer debates para a formação política, a responsabilidade e o respeito com a diversidade de ideias.
5. Sistema de gerenciamento escolar
O sistema de gerenciamento escolar possibilita uma aproximação entre a instituição de ensino, os pais e os estudantes.
Ao oferecer informações claras, objetivas e de fácil acesso, esse sistema auxilia na compreensão do andamento do cronograma letivo.
Ele é dotado de diversas funcionalidades, todas com o objetivo de tornar o cotidiano de gestores, professores, alunos e familiares mais dinâmico e tranquilo.
É possível, por exemplo, automatizar a comunicação com os responsáveis, enviando mensagens e lembretes diretamente no celular.
Outro benefício é um módulo voltado para o aluno, em que é possível ter acesso à agenda escolar completa, com as atividades propostas em sala de aula, os trabalhos a serem realizados, o cronograma de avaliações etc.
Inovar com as tendências pedagógicas é manter a instituição escolar modernizada e atraente para professores e alunos.
Vale lembrar que a gestão escolar deve ter atenção para correlacionar esses recursos com o projeto pedagógico proposto.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita para compartilhar essas tendências pedagógicas nas suas redes sociais!