Como a gestão educacional pode interpretar os relatórios gerenciais? Entenda!

23/07/2019 em Gestão e Administração



Como a gestão educacional pode interpretar os relatórios gerenciais? Entenda!

Tomar decisões certas é a principal função de quem é responsável por fazer a gestão educacional de uma escola. Para definir as ações que serão tomadas de forma acertada, o gestor precisa registrar os atos do dia a dia e averiguar o andamento de cada atividade.

Uma das formas de fazer e manter esse controle é por meio dos relatórios gerenciais. Para isso, é importante entender o que são esses documentos e como eles devem ser elaborados. Continue a leitura e saiba mais!

Definição de relatório gerencial

O relatório gerencial apresenta o diagnóstico dos dados em andamento em um determinado setor da escola, em forma de planilha, documento escrito ou gráfico. Ele pode ser impresso, apresentado em uma reunião ou compartilhado online.

Esses relatórios são usados para uma gestão educacional mais eficiente. Pois apresentam os fatos e projetam um caminho a ser seguido, facilitando a tomada de decisão.

É importante desenvolvê-los regularmente para poderem ser comparados uns com os outros.

Tipos de relatórios gerenciais

Relatório de satisfação e retenção de alunos

O relacionamento e a boa comunicação com os pais dos alunos possibilitam entender como a escola é vista por quem utiliza seus serviços.

Além disso, é possível realizar pesquisas de satisfação para que os responsáveis deem suas opiniões sobre diversos assuntos e façam observações.

Os dados colhidos nesses diagnósticos podem ser usados para a elaboração de um relatório e para posterior análise dos pontos de melhoria. A retenção de alunos também funciona como um sinal de satisfação.

Por isso, quanto maior a taxa de rematrícula e menor o índice de evasão, mais contentes os pais estão.

Relatórios de crescimento

Esse relatório pode se relacionar com determinados setores da escola ou com a instituição como um todo. Para isso, você pode mensurar dados a partir do número de rematrículas a fim de entender a eficiência do departamento pedagógico, por exemplo.

Outro ponto a ser avaliado é o número de aquisições para a infraestrutura da escola e os investimentos em novas iniciativas, sejam elas de ensino ou de marketing.

Essas informações devem ser comparadas com as perdas de alunos para que seja possível compreender se as mudanças foram positivas ou negativas.

Relatório de análise de desempenho de colaboradores

Ter uma equipe de professores qualificados, tanto pedagógica quanto tecnicamente, é fundamental para o sucesso do aprendizado dos alunos. Com bons resultados, a escola ganha a preferência do público e é capaz de virar referência de ensino na região.

Por meio da avaliação de professores e da elaboração de relatório de desempenho, é possível entender os resultados.

Caso eles sejam insatisfatórios, vale conversar com os educadores e oferecer treinamentos, visando aprimorar a atuação de todos.

Como fazer relatórios gerenciais eficazes

Para fazer um relatório que atenda às necessidades da escola, é importante definir os dados que serão trabalhados, a linguagem a ser utilizada, a maneira como o documento será apresentado, entre outros.

Primeiro, é necessário traçar o objetivo como ponto de partida para a execução do documento.

Ele deve ser focado nas áreas com maior demanda de informações e precisa estar definido em poucas palavras, para que seja de fácil compreensão.

Depois, é importante definir o conteúdo, que deve condizer com o objetivo e ser pragmático. Evite colocar mais informações que o necessário, pois isso pode prejudicar a interpretação e a tomada de decisão rápida e eficiente.

Por fim, escolha a maneira como o relatório gerencial será apresentado.

A elaboração desses relatórios fica mais simples com um sistema de gestão educacional. Assim, é possível otimizar o tempo e fazer uma análise mais detalhada dos dados disponíveis.

Os programas de gerenciamentos são capazes de fornecer documentos prontos a partir de comandos básicos.


Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a importância dos relatórios gerenciais para a boa gestão escolar!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap