Como será a escola do futuro? Saiba como se preparar

19/08/2019 em Coordenação escolar



Como será a escola do futuro? Saiba como se preparar

O modelo de ensino atual foi desenvolvido em uma época em que apenas os educadores tinham acesso à informação. No entanto, esse cenário mudou muito, principalmente nos últimos 15 anos. Com as novas tecnologias, os alunos têm mais autonomia para estudar. Já que o ensino vai além da sala de aula, não se limitando apenas à leitura de livros didáticos. Nesse sentido, a escola do futuro tende a melhorar ainda mais!

Além disso, com materiais digitais que sejam educativos, esse tipo de ensino conta com o uso de notebooks e de smartphones.

Nele, as aulas serão projetadas sobre softwares e tablets, facilitando a compreensão dos alunos.

Pensando nisso, elaboramos este post para abordar como será a escola do futuro e como você deve se preparar para implementá-la. Confira!

Como será a escola do futuro?

A escola do futuro será muito diferente de como a conhecemos hoje, em vários aspectos.

Para começar, a distribuição de carteiras enfileiradas já é considerada obsoleta. Logo, os estudantes não ficarão mais sentados em fileiras, como é comum.

A proposta é que eles fiquem organizados em grupos ou em rodas, o que facilitará o debate e a discussão da matéria, possibilitando que todos se vejam.

Entretanto, esse futuro não está tão longe assim. Métodos e modelos alternativos de educação são aplicados em várias escolas do Brasil, principalmente na rede privada.

Segundo especialistas, a escola será mais participativa, interativa, colaborativa, influenciada por mídias sociais e altamente tecnológica.

Outra tendência é a digitalização. Logo, o papel poderá ser substituído pela tela e o conteúdo será móvel e interativo, podendo ser acessado em qualquer lugar por meio da internet.

A Coreia do Sul, por exemplo, ocupa a primeira posição entre os melhores países no quesito educação. Lá, o governo investe em comunicação e em tecnologia da informação nas escolas, distribuindo equipamentos como laptops.

Além disso, existe um programa em que os estudantes podem acessar o conteúdo pela internet, de qualquer computador.

Qual a importância de se preparar para essas tendências?

Com a tecnologia fazendo parte da educação, os professores terão um novo papel — que vai além daquele de transmitir o conhecimento.

Portanto, o educador passará a ser um orientador do estudante em seu próprio processo de aprendizagem.

Assim, o profissional precisa se preparar e saber como gerenciar os novos recursos — principalmente porque a autonomia dos alunos, nesse assunto, é enorme.

Desse modo, é papel das escolas incentivar a formação dos docentes, já que os estudantes se tornam autônomos e protagonistas nesse modelo de ensino.

Quais os benefícios que a tecnologia traz para as escolas?

Como já foi mencionado, a tecnologia traz diversos benefícios, tanto para alunos quanto para professores. Sendo assim, veja a seguir!

Proporciona maior interatividade

Esse novo modelo de ensino favorece a interação entre os estudantes. Isso ocorre pois, mesmo os alunos mais tímidos conseguem se relacionar por meio de ferramentas digitais.

Ao realizarem atividades em grupo, a internet permite que eles expressem seus conhecimentos, motivando-os ainda mais.

Auxilia na automação de processos

A automação de processos permite a integração da tecnologia à rotina das organizações.

Assim, um software de gestão escolar pode reduzir o tempo de execução das tarefas, diminuir os erros (comuns em procedimentos manuais), aumentar a produtividade, entre outras vantagens.

Aprimora a qualidade de ensino

A tecnologia possibilita novos caminhos para o processo de aprendizagem e de ensino, então, os professores se tornam aptos para descobrirem outras estratégias e aperfeiçoarem o processo educacional com novas metodologias.

Como você pôde confirmar, a escola do futuro está só começando!

Desse modo, o envolvimento da instituição, dos professores, dos estudantes e dos pais torna-se fundamental para a construção de uma nova educação.

Além disso, a tecnologia possibilita o acesso ao conhecimento por meio desse aprimoramento do ensino.

Por isso, é muito importante incluí-la na rotina da sua instituição, a fim de elevar e otimizar o desempenho dos alunos.


Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, conheça os 7 benefícios de utilizar um software de gestão escolar! Boa leitura!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap