Manter alinhados todos os processos de uma escola não é tarefa fácil. Com tantos setores dentro de uma escola, o gestor deve estar preparado para coordená-los, mantendo o bom funcionamento escolar. Por isso é tão importante uma boa comunicação interna escolar.
Afinal, de nada adianta ter os melhores professores, funcionários qualificados, estrutura física adequada e preço compatível se tudo isso é gerenciado fora de sintonia. Portanto, ter habilidades de bom gestor não basta para garantir a organização do ambiente escolar.
Assim, a vantagem é que a direção atualmente conta com ferramentas que facilitam o diálogo institucional. Se quiser entender a importância da comunicação interna escolar e aprender a desenvolver a estratégia ideal, então continue lendo!
O que é comunicação interna escolar?
A troca de informações dentro da instituição é o que caracteriza a comunicação interna escolar. Ou seja, é a maneira pela qual os setores interagem, alinham processos e relacionam suas atividades.
Então, esse diálogo é essencial para o funcionamento de qualquer empresa – e com as escolas não é diferente.
Ademais, as diversas hierarquias dentro da escola devem interagir entre si para garantir a fluidez nos processos. Como: a alta direção, funcionários da higienização, assim como dos alunos e pais.
Portanto, quando há harmonia dentro da escola, isso reflete na qualidade do ensino e no desempenho dos estudantes.
Qual a importância da comunicação dentro da escola?
A partir do diálogo, os funcionários entendem melhor o seu papel e a sua contribuição para o andamento da empresa.
Eles sentem que suas ações fazem a diferença e se engajam mais no funcionamento da instituição.
Por isso, a opinião do professor vale tanto quanto a do porteiro e é importante que todos tenham as mesmas oportunidades de expô-las.
Além disso, recebendo feedbacks completos e construtivos e avaliando constantemente é que a escola se desenvolve no mercado. Não basta disponibilizar uma caixa de sugestões no balcão da secretaria.
O ideal é existir uma estratégia legítima para que a conversa bilateral ocorra: os meios de comunicação devem ser abertos não apenas para falar, mas também para ouvir.
Como construir uma estratégia de comunicação escolar?
É possível adotar uma série de medidas para criar uma estratégia de comunicação interna efetiva. Para isso, deve-se levar em conta o nível de comunicação horizontal (aquela que acontece entre os funcionários da mesma hierarquia operacional) e vertical (entre os funcionários de diferentes níveis hierárquicos e com pais e alunos).
Então, a partir dessas duas perspectivas, confira alguns métodos e saiba como desenvolver a metodologia ideal para a sua escola.
Levantando dados
Um bom início é estabelecer métricas e mensurá-las com base em pesquisas. Por meio de formulários, a direção da escola consegue levantar alguns parâmetros para medir o nível de satisfação dos funcionários com a instituição.
Por exemplo, os colaboradores podem dizer se estão satisfeitos com as funções que a eles foram atribuídas, o salário, o horário de trabalho etc.
Assim, a partir dessas métricas, os gestores tomam decisões baseadas em evidências objetivas, com dados fornecidos pelos próprios colaboradores.
Isso torna possível realizar mudanças mais eficazes e transparentes em prol das necessidades dos funcionários, em vez de simplesmente mudar para ver se dá certo.
Estruturando os meios de comunicação
É importante que a diretoria deixe claro para os colaboradores e para o seu público que eles estão sendo ouvidos.
Por isso, os quadros de gestão à vista são boas alternativas para mostrar que a escola está incorporando as sugestões recebidas e que está crescendo com isso.
Por meio de banners, cartazes, e-mails e centrais de atendimento, a escola pode comunicar novidades e ideias para as pessoas. Assim, deixa claro que a construção de uma escola melhor se dá com a participação de todos.
Gestão democrática é um grande diferencial no mercado, pois mostra que a escola não está engessada nos seus próprios processos e está disposta a aprender e se desenvolver.
Organizando reuniões frequentes
As reuniões estão entre os meios mais simples e eficazes de recebimento de feedback. Por meio de encontros periódicos, a escola comunica diretamente aos pais quais são os valores prezados pela escola, qual seu código de cultura organizacional, além de demonstrar que valoriza a gestão participativa.
Ademais, nas reuniões de equipe, é importante que a direção demonstre a importância do engajamento dos funcionários.
Assim, professores, orientadores, pedagogos e funcionários devem expor suas opiniões e críticas, além de receberem esclarecimentos sobre a gestão institucional.
Portanto, a troca de experiências entre hierarquias enriquece os dois lados permitindo o crescimento contínuo da escola como um todo.
Escolhendo pessoas adequadas
A organização de um comitê ou grupo de pessoas específicas para a comunicação institucional também é uma estratégia eficaz.
Para isso, esse grupo deve ser composto por um representante de cada setor da escola, capaz de levar claramente a mensagem que essa área da escola quer transmitir, seja para a direção da escola, seja para o público externo.
Reavaliando constantemente a estratégia
Uma estratégia de comunicação interna escolar nunca está concluída. Ela deve adaptar-se constantemente às necessidades que surgem, acompanhando a cultura de diálogo bilateral entre direção e corpo de funcionários.
Ademais, a inovação é um aspecto indispensável na busca da melhoria constante. Então, engessar a conversa e impor ações sem a participação de todos deve ser evitado a todo custo.
Qual o papel da tecnologia na comunicação interna escolar?
Em prol do aperfeiçoamento contínuo, as instituições já contam com opções modernas de sistemas de gestão escolar.
Assim, é facilmente possível integrar as mais diversas áreas dentro de um mesmo ambiente virtual, o que dá acesso à informação de maneira ordenada e fornece mais segurança para a direção tomar decisões.
O Seduca é um exemplo de software robusto e completo.
A partir de uma interface intuitiva e acessível, os profissionais desempenham inúmeras atividades, como lançamento de notas, acompanhamento da frequência.
Além disso, criação de calendários, portaria com leitores de carteirinha, envio de comunicados e informações para pais pelo aplicativo.
Por meio desse sistema, a escola estreita a relação com os pais dos alunos e cria oportunidades para interação sem o uso de grupos informais, em aplicativos como o WhatsApp e o Facebook.
A direção da escola também melhora a coesão e a fluidez nos seus processos, já que a informação é sistematizada e organizada, de fácil acesso aos interessados e com segurança e confiabilidade.
Portanto, esse investimento permite que a escola seja mais sustentável, reduzindo custos com papéis e outros insumos.
Assim, a escola se destaca das demais, já que ter a tecnologia como aliada significa inovar e estar mais próxima dos alunos.
Assim, não basta ser competente para gerenciar uma escola. Comunicar-se significa crescer, aprender e buscar excelência.
O diálogo focado na gestão participativa é o caminho para o sucesso da instituição e as ferramentas tecnológicas vem para facilitar a vida dos gestores nesse aspecto.
A melhora no desempenho dos alunos e o bom relacionamento com os pais são as consequências naturais desse processo.
Se você gostou deste texto e quer começar a sua estratégia de comunicação interna escolar, entre em contato conosco!