Organizar os processos de uma escola não é tarefa fácil. O profissional responsável por traçar as metas e acompanhar o desenvolvimento da instituição deve estar preparado para lidar com desafios constantes. Por isso, o planejamento estratégico escolar é um tema cada vez mais importante no meio pedagógico.
Para saber o que é e quais são os benefícios do planejamento estratégico escolar, continue lendo este texto e entenda por que você deve aplicá-lo na sua escola.
O que é planejamento estratégico escolar?
Planejar estrategicamente significa tomar decisões e adotar métodos para aprimorar a administração da escola, com base em dados objetivos e métricas reais.
Essa abordagem atua em diversos âmbitos, desde o gerenciamento de recursos até o acompanhamento do desempenho dos alunos.
Como o foco do planejamento estratégico é a qualidade na gestão, é importante observar que ele não pode ser definitivo, mas um processo em constante adequação, acompanhando o engajamento dos pais, alunos e gestores da escola acerca das ideias implementadas.
Quais são os seus benefícios?
Adotar essa metodologia na instituição permite que o pedagogo acompanhe de perto quais são os pontos de melhora na gestão escolar.
Assim, o profissional cria o ambiente ideal para o desenvolvimento dos alunos e para o trabalho dos professores, enquanto possibilita a gestão eficiente dos recursos.
Confira, a seguir, alguns dos benefícios.
Permite melhor gestão financeira
É possível traçar um plano estratégico para tornar a administração dos recursos da escola mais eficaz.
Por meio do levantamento de dados e do acompanhamento de métricas, o gestor pode identificar a necessidade de redistribuir o orçamento e cortar gastos, além de encontrar oportunidades de investimentos inteligentes para a instituição.
Possibilita maior integração dos setores da escola
Como qualquer empresa, uma instituição de ensino é formada por diversos setores, que contribuem para o funcionamento adequado da escola.
Por isso, quando um setor apresenta dificuldades, o planejamento estratégico permite ao gestor identificar quais são os pontos de melhoria.
Coesão entre as áreas é um dos pilares de toda empresa. Daí vem a importância de o gestor conhecer como funciona e o que determina o bom andamento das atividades.
Talvez seja necessário redistribuir tarefas, investir em ferramentas ou alinhar os objetivos da equipe com os valores prezados pela instituição.
Ajuda a identificar problemas da administração
Ao se planejar estrategicamente, a gestão identificará possíveis problemas relacionados à administração da escola e eventuais soluções.
Por exemplo, o planejamento permitirá à direção constatar as taxas de evasão dos alunos, quais as causas e como evitar esse problema.
Neste ponto, a tecnologia é uma grande aliada dos gestores. Existem sistemas sofisticados que dão acesso a diversos tipos de informação que integram a instituição como um todo.
No caso das ausências, esse tipo de software fornece dados como frequência dos alunos, horários de entrada e saída, além de permitir o lançamento de faltas, tudo em ambientes intuitivos e simples de manusear.
Com essas e muitas outras informações à disposição de maneira organizada, a gestão da escola conseguirá identificar as causas reais e propor intervenções efetivas para os problemas.
Auxilia a lidar com problemas disciplinares, como bullying
O bullying é caracterizado por ações repetidas de agressão física ou psicológica, contra uma pessoa ou um grupo.
Essa situação é muito frequente nas escolas, e cabe à direção lidar com esse problema e minimizar os impactos na vida dos estudantes.
Uma das metas que devem ser incluídas no planejamento é a melhor comunicação entre administração e estudante, além de acompanhar as tendências comportamentais dos alunos dentro e fora da sala de aula.
Com isso, as diversas ações para combater e prevenir o bullying são mais eficientes, uma vez que é possível punir adequadamente e conscientizar os alunos com uma linguagem mais adequada ao perfil da escola.
O planejamento estratégico escolar é uma ferramenta importante de gestão. Ele permite que o pedagogo acompanhe os diversos processos de uma escola e tome decisões baseadas em evidências e dados reais.
Quando a estratégia está alinhada às necessidades e possibilidades da instituição, a qualidade e o destaque no mercado são consequências naturais e até previsíveis.
Quer começar a aplicar o planejamento estratégico? Então, conheça os principais indicadores de qualidade de uma escola e inove na gestão da educação!