Conheça os 11 principais indicadores de qualidade de uma escola

19/07/2019 em Coordenação escolar



Conheça os 11 principais indicadores de qualidade de uma escola

Os indicadores de qualidade na educação são sinais que apontam aspectos importantes para o ambiente escolar. Esses parâmetros são usados em diversas dimensões para os cálculos, seja no nível do aluno, da turma ou da escola.

Com isso, pode-se identificar os pontos fortes e fracos das escolas, de forma que seja possível discutir e definir as prioridades de ações para melhorá-los, assim como avaliar e elevar o nível do ensino.

Por isso, é importante entender quais são os principais indicadores de qualidade na educação. Continue a leitura e confira!

Indicadores gerais

Os indicadores gerais escolares visam avaliar a produtividade e a qualidade geral dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino.

O valor estatístico é atribuído à escola, que pode e deve fazer o acompanhamento dos serviços prestados.

Esses parâmetros avaliam diversos pontos gerais. Entre eles, estão:

1. a média geral de notas dos alunos regularmente matriculados;
2. os índices de aprovação dos estudantes;
3. o grau de evasão escolar;
4. o nível de satisfação do aluno e de toda a comunidade escolar;
5. o acesso à tecnologia e sua utilização.

Com essa análise, é possível avaliar a qualidade do ensino e tornar a gestão escolar capaz de promover melhorias cada vez mais eficientes.

Indicadores da sala de aula

Aqui, os parâmetros são mais objetivos e úteis para desenvolver estratégias que otimizem os resultados dos alunos no dia a dia.

Assim, é possível fazer com que os estudantes aprendam e tenham cada vez mais autonomia nos estudos.

Para isso, é importante focar na prática pedagógica e conhecer os alunos, compreendendo suas diferenças e demonstrando interesse por eles, além de entender as suas dificuldades e incentivar suas competências e talentos.

Os seguintes indicadores ajudam a avaliar esses pontos:

6. a média de notas na sala de aula e o grau de aprendizagem nas disciplinas;
7. a participação dos estudantes;
8. a percepção dos alunos em relação aos estudos e dos docentes em relação a todos.

A partir desses pontos, é possível entender o desempenho individual da turma e alinhar o trabalho pedagógico do professor com a aprendizagem de cada estudante.

Indicadores nacionais

Por fim, os indicadores nacionais de qualidade na educação são relacionados ao Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB).

Podem ser consideradas as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Essas avaliações são instrumentos participativos para a melhoria da qualidade do ensino na escola, sendo possível comparar os resultados com outras instituições, em nível nacional.

Os resultados são precisos e satisfatórios, sendo capazes de identificar gargalos na educação e fornecer algumas melhorias, como:

9. na qualidade do ensino;
10. na qualidade dos serviços prestados pela escola;
11. no desempenho dos alunos.

Todos esses indicadores de qualidade na educação são importantes, pois possibilitam que as escolas tenham uma melhor percepção dos resultados obtidos.

Eles funcionam como uma espécie de guia capaz de indicar o caminho do sucesso.


Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e mostre para toda a comunidade escolar a importância dos indicadores!

Veja também

Share via