Entenda a importância da avaliação diagnóstica para a Educação Infantil

30/07/2019 em Coordenação escolar



Entenda a importância da avaliação diagnóstica para a Educação Infantil

Uma das etapas mais importantes na formação da criança é a sua vida escolar. No colégio, ela tem contato com seus deveres e aprende a se socializar com outras crianças. Assim, é muito importante que a escola acompanhe essa formação por meio da avaliação diagnóstica para a Educação Infantil.

Essa avaliação pode fazer muita diferença para se obter resultados melhores no processo de aprendizagem.

Além disso, é muito importante para verificar se o aluno apresenta alguma dificuldade na execução de determinada tarefa e o porquê disso.

Assim, desenvolvemos este post pensando nisso! E, portanto, falaremos aqui sobre a importância desse tipo de avaliação para o desenvolvimento. Então, confira!

Por que fazer a avaliação diagnóstica para a Educação Infantil?

Com esse procedimento, é possível constatar se os estudantes apresentam ou não o domínio de pré-requisitos necessários, além disso, é possível avaliar habilidades e conhecimentos e verificar as causas de possíveis problemas com a aprendizagem.

Assim, os professores podem perceber se o aluno está distraído, apático ou desmotivado.

Diante dos resultados, o educador pode ajudar da seguinte maneira:

  • estimular a convivência entre os alunos, por meio de atividades dinâmicas e jogos;
  • realizar algumas mudanças na sala de aula para favorecer o aprendizado;
  • criar rotinas que possam reforçar o bom comportamento dos alunos;
  • adotar novas práticas de ensino, estimulando a participação da classe.

Quais são as consequências para o processo pedagógico?

No início do ano, a avaliação ajuda a diagnosticar o nível de habilidade que um estudante já tem. Portanto, é possível traçar um plano para aproveitar o conhecimento prévio, de modo que o aluno siga sem impedimentos e deficiências em seus estudos.

As avaliações no decorrer do ano são boas ferramentas para que o educador saiba se o que ele planejou está dando certo e se está caminhando para atingir os objetivos que foram traçados no começo.

Além disso, no final do ano, as avaliações são a prova dos bons resultados do empenho dos estudantes, da equipe pedagógica e dos professores. Entretanto, elas só serão satisfatórias se o educador souber diagnosticar as consequências de suas ações com seus alunos.

Assim, a avaliação diagnóstica é fundamental para que o professor veja o real crescimento acadêmico de seus alunos.

Como aplicar a avaliação diagnóstica?

Para efetuar a avaliação diagnóstica, é essencial que ela esteja inserida no planejamento pedagógico do colégio como um todo.

Então, iremos abordar algumas práticas de ensino disponíveis que poderão ser utilizados no momento da avaliação. Veja!

Dinâmicas e jogos

Tanto as dinâmicas como os jogos são eficientes para exercitar o corpo e o intelecto, sendo muito divertido para os alunos.

Assim, podem ser utilizados nas aulas de Ciências, Geografia e Matemática. Além disso, é muito interessante promover um bom uso dos materiais, como triângulos, polígonos e figuras.

Dramatizações e esquetes

As esquetes são bastante divertidas e podem avaliar o desenvolvimento da postura e da expressão dos alunos.

Dessa forma, elas podem ser abordadas com temas de Ciências, por exemplo, e serão boas aliadas para analisar a interpretação de textos.

Relações de comparação entre os objetos

Aqui, as crianças aprendem sobre as propriedades e as características dos objetos usando todos os seus sentidos de investigação e de exploração.

Assim, realizando explorações, elas começam a construir conclusões baseadas em suas percepções, a fazer comparações entre os objetos e a descrever as suas diferenças.

Assim, é importante que as crianças sejam instigadas a trabalharem essas assimilações, durante brincadeiras e atividades propostas pelos professores — seja em dupla, individual ou em grupo.

Nesse sentido, é possível explorar relações de volume, peso, tamanho, formas bidimensionais e tridimensionais.

A avaliação diagnóstica para a Educação Infantil se torna muito interessante para os alunos, além de poder ser adaptada conforme a sensibilidade do professor.

O objetivo é criar condições para que todos os estudantes possam adquirir as competências necessárias para o aprendizado. Por isso, não deixe de aplicar essa avaliação na sua escola!


Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, veja como melhorar a comunicação escolar!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap