Entenda como a neurociência e a educação se relacionam

09/07/2019 em Educação



Entenda como a neurociência e a educação se relacionam
O desenvolvimento do conhecimento na área da neurociência e educação vem revolucionando a forma como entendemos o aprendizado. Em termos gerais, a neurociência estuda como o cérebro aprende. Assim, é possível entender como as redes neurais são definidas durante a aprendizagem, bem como de que forma os impulsos chegam ao cérebro, de que maneira as memórias se consolidam e como acessamos essas informações armazenadas. Dessa forma, a neurociência pode oferecer caminhos e soluções para uma boa educação. Um estímulo apropriado do educador pode fazer os alunos se empenharem mais para aprender. Isso os torna mais ativos no dia a dia, melhorando sua saúde e sua qualidade de vida. Neste post, abordaremos a relação entre neurociência e educação, além de como utilizá-la em sala de aula. Boa leitura!

O que é neurociência?

O campo de estudo da neurociência está relacionado à medicina e sua interface com outras áreas do conhecimento, como a pedagogia, a psicologia, a anatomia, a biologia, a genética, a física, a tecnologia, entre outras. Esse conhecimento vem esclarecendo o que acontece em todo o sistema nervoso, ajudando professores a entender o que ocorre no cérebro humano quando ele está em contato com novas informações. Além disso, é possível compreender como cada parte desse órgão processa as novidades e como o aprendizado pode se tornar um conhecimento para a vida toda.

Como contribui para a educação?

Existem inúmeras formas da neurociência contribuir com a educação. Seja na educação infantil, no ensino fundamental ou médio, os educadores precisam de formas atraentes e inovadoras que os ajudem a conquistar a atenção dos jovens, de modo que estes absorvam os conteúdos tradicionais. A neurociência revela que estimular diferentes áreas do cérebro pode melhorar a performance das funções cognitivas que são referentes a essas regiões. Associar o ensino da matemática ao da música, por exemplo, aumenta os índices de aprendizagem. Isso acontece porque a música desperta grande interesse, aumentando o foco e a concentração. Com isso, o público infanto-juvenil consegue transferir essa atenção para os cálculos, aumentando o seu rendimento.

Como pode ser usada em sala de aula?

Existem muitas formas simples de aplicar a neurociência na sala de aula. Confira algumas delas a seguir.

Estimular os sentidos

Ao estimular os sentidos, várias redes neurais são ativadas, fazendo com que as sinapses no cérebro sejam feitas e desfeitas, o que modifica a relação entre os neurônios e permite a aquisição de novos conhecimentos. Para isso, é possível expor o conteúdo de forma que a audição, a visão e a fala sejam incentivadas por meio de perguntas e vídeos, por exemplo.

Despertar a curiosidade

Abordar os conteúdos de forma instigante e que cause a curiosidade dos alunos é uma excelente estratégia. Para isso, os assuntos podem ser relacionados com o cotidiano do estudante, de forma que as novidades despertem a sua vontade de aprender. Além disso, a tecnologia pode ser usada para propor desafios que favoreçam o engajamento da turma e evitem distrações.

Desenvolver a motivação

Desenvolver problemas que gerem um estresse transitório e transponível faz com que os alunos sintam que superaram um desafio e que são capazes de aprender cada vez mais. Uma boa maneira de fazer isso é com discussões em grupo, uma vez que elas requerem iniciativa e os estudantes se sentem motivados a usar a criatividade para sustentar argumentos, além da regulação emocional diante de opiniões contrárias. Para que os alunos possam aprender cada vez mais e melhor, é fundamental usar técnicas que facilitem o processo da aprendizagem. Por isso, neurociência e educação devem trabalhar juntas para otimizar a experiência dos jovens e, assim, ajudá-los a desenvolver o conhecimento. Gostou do nosso conteúdo? Então o compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas compreendam a relação entre neurociência e educação!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap