O Mapa da Inovação e Criatividade tem como objetivo identificar as instituições que têm impacto positivo no cenário educacional do Brasil. O propósito é fortalecer escolas inovadoras que buscam soluções criativas para os desafios da contemporaneidade, no intuito de formar crianças e jovens mais engajados. Ao finalizar o processo avaliativo, 178 instituições foram citadas.
Todos sabem que gerenciar uma escola não é tarefa simples. Garantir a eficiência das estratégias pedagógicas, a qualificação dos educadores e melhorar a infraestrutura é algo que envolve muita dedicação, criatividade e trabalho.
Mas se mesmo com tanto esforço a sua escola não está se destacando frente à concorrência, pode ser que você precise inovar. E é sobre estratégias para atingir esse objetivo que falaremos agora.
Acompanhe e saiba como garantir um diferencial competitivo para conquistar mais alunos!
1. Usar a tecnologia a seu favor
Seria muito simples investir em computadores, lousas digitais ou tablets e ter todos os problemas resolvidos, certo?
Mas não é assim. Inovar na sala de aula não se trata apenas de adotar tecnologias novas. Significa mudar a cultura do ensino e a maneira de se organizar. É realmente pensar fora da caixa.
Hoje, um ponto essencial que diferencia as escolas inovadoras é o uso eficiente da tecnologia. Essas instituições sabem usar vários recursos como aliados do conhecimento.
Investir em tecnologia e em treinamento do corpo docente é mostrar que a escola sabe dialogar com os novos métodos de aprendizado dos alunos.
São atitudes que demonstram preocupação e flexibilidade com a absorção do conteúdo.
2. Personalizar a aprendizagem
Escolas que se esforçam para afastar a padronização do ensino do currículo se destacam. Ninguém percebe a realidade da mesma maneira, aprende no mesmo ritmo ou nutre os mesmos interesses.
Pelo contrário: nossa personalidade, bagagem de vida e habilidades naturais fazem com que sejamos seres humanos únicos.
É fundamental, portanto, que os professores adotem estratégias que reconheçam as singularidades dos alunos, que assimilem conhecimento com ritmos e processos distintos e se esforcem para acomodar todas essas diferenças.
Mas como colocar tudo isso em prática? A partir de ambientes (espaços comuns e sala de aula) estimulantes, oferecendo o tempo necessário para que cada aluno se engaje com as atividades e projetos que mais despertarem sua atenção.
3. Trabalhar a multidisciplinaridade dos projetos
Sabe aquela ideia de que cada disciplina do currículo representa um campo de conhecimento isolado? É uma noção totalmente obsoleta.
Atualmente, sai na frente quem reconhece que todos os saberes se inter-relacionam e são codependentes.
Química, Física, Filosofia, Artes e História? Essas matérias são distintas faces do mesmo prisma, e a melhor maneira de fazer com que os alunos percebam isso é a partir de projetos multidisciplinares.
Instituições que incorporam esse método de educar estão alinhadas às tendências inovadoras e revolucionárias já comuns em outros países.
4. Fazer o desenvolvimento holístico
Quando falamos sobre desenvolvimento holístico estamos nos referindo à percepção de que todo ser humano é multifacetado e complexo.
A educação não pode deixar de lado essa complexidade, e sim incorporá-la.
Somos seres intelectuais, mas também culturais, emocionais e sociais. Desenvolver esses aspectos é uma iniciativa tão indispensável quanto garantir a educação acadêmica.
Podemos dizer, portanto, que escolas inovadoras são aquelas que valorizam e trabalham toda a multidimensionalidade da existência humana.
Em geral, são escolas que conseguem perceber a complexidade da sociedade atual e se esforçam para formar cidadãos atuantes, críticos e interessados em deixar uma marca positiva no mundo.
Ou seja, elas acabam se posicionando como centros transformadores, dispondo-se a construir pontos em vez de obstáculos.
Não se esqueça de que escolas inovadoras devem procurar maneiras de nutrir uma postura agregadora e colaborativa em seus estudantes e colaboradores.
Que tal começar a adotar essas medidas para transformar sua escola em um ambiente inovador e criativo? Não perca mais tempo!
Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, veja como será a escola do futuro e saiba como se preparar! Boa leitura!