Entenda a importância do feedback como prática no ambiente escolar!

24/07/2019 em Educação



Entenda a importância do feedback como prática no ambiente escolar!

A importância do feedback no ambiente escolar deve ser reconhecida por todos. O feedback é um instrumento de acompanhamento e uma ferramenta capaz de valorizar resultados positivos e reverter os negativos.

O feedback deve ser sempre assertivo, respeitoso, descritivo, oportuno e específico. Uma relação de confiança e respeito precisa estar presente entre as partes para que o feedback tenha êxito.

Neste artigo, vamos mostrar orientações sobre o uso desse recurso nas instituições de ensino, além de apresentar a importância do feedback no ambiente escolar.

Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

Estabelece ao aluno um plano de desenvolvimento individual durante o curso

A sistemática do feedback da aprendizagem ao aluno é um importante instrumento para estabelecer um plano de desenvolvimento individual durante o curso.

Esse acompanhamento aponta lacunas entre o nível atual de desempenho e o desejado. Resolver essa lacuna pode motivar maiores graus de esforço.

O feedback leva o aluno a uma maior performance quando a exposição a erros é feita em um ambiente seguro. Transmitir um sentimento de propósito e motivá-lo a prosseguir e não desistir é crucial.

Por isso, o momento do feedback não pode ser único, tem que ser contínuo. Durante todo o processo de aprendizagem o estudante tem que ser assistido e orientado quanto a seus acertos ou erros.

Melhora os resultados da aprendizagem

O feedback é fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Essa importante ferramenta pedagógica objetiva auxiliar o aluno a identificar suas falhas e melhorar seu desempenho. Assim, é possível buscar maneiras de aprimorar e desenvolver o potencial desejado.

A relevância do feedback destaca-se por despertar no aluno o sentimento de confiança e respeito, expandir o conhecimento, habilidade ou compreensão do aluno.

Além disso, encoraja o estudante a acreditar na sua própria capacidade e permitir que ele reflita sobre situações e sobre si mesmo de forma diferente.

Direciona e proporciona autorreflexão sobre seu comportamento com criticismo

O feedback gera motivação para a mudança, pois os alunos ficam sabendo em quais aspectos precisam melhorar e quais comportamentos foram positivos.

A prática de dar e receber feedback otimiza os resultados da aprendizagem, pois auto direciona e fornece automaticamente a autorreflexão sobre seu comportamento de forma crítica.

Algumas dicas para efetuar o processo de maneira eficiente aos estudantes são:

  • encarar o momento do feedback como algo muito importante ao aluno;
  • realizar a apreciação durante o processo de aprendizagem;
  • ser específico e honesto;
  • fazer o estudante se sentir seguro;
  • iniciar com os pontos positivos;
  • dar o feedback orientando onde o aluno pode encontrar mais recursos para estudar ou melhorar algo que prejudica sua aprendizagem;
  • acompanhar sempre.

A função do professor é essencial na orientação do ensino do aluno como mediador e facilitador aderindo à metodologia do aprender a aprender.

Podemos concluir que o feedback é importante para abrir novas portas e alcançar novos níveis de conhecimento.


Você gostou deste texto sobre a importância do feedback? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap