Motivação de equipe escolar: como incentivar professores e funcionários?

22/08/2019 em Coordenação escolar



Motivação de equipe escolar: como incentivar professores e funcionários?

A gestão escolar de qualidade requer, além de eficiência, o engajamento dos professores e funcionários. Nesse sentido, promover a motivação da equipe escolar é fundamental para que as ações se deem sempre na mesma direção: a de construir um ambiente harmônico e agradável, não apenas para os profissionais, mas também para os alunos.

Isso porque o bom desempenho deles também está associado ao meio e à maneira como são incentivados a estudar, a interagir e, principalmente, a alcançar bons resultados.

No entanto, algumas dúvidas podem surgir sobre qual a melhor maneira de incentivar a equipe como um todo. Então, acompanhe este post e descubra como ser bem-sucedido nessa tarefa.

Monte uma boa equipe

Ter um corpo docente dedicado e funcionários eficientes é o primeiro passo para a motivação da equipe escolar. Isso se explica pelo fato de que uma seleção adequada tem mais chances de apontar pessoas engajadas e com boas ideias.

Assim, participar do processo seletivo tendo em vista o perfil dos candidatos e a compatibilidade com os valores da instituição pode ser um bom começo.

Dessa maneira, haverá identificação entre o profissional e a escola, e o trabalho tenderá a fluir mais facilmente.

Dê autonomia aos professores

De nada adianta ter profissionais qualificados se não for dada autonomia a eles. Essa é uma forma de oferecer liberdade para que criem novos métodos de aulas e projetos pedagógicos que tornem os estudantes mais engajados.

Como consequência, tem-se uma equipe que se sente reconhecida e valorizada em suas ideias e no trabalho que realizam.

Assim, a tendência é que a motivação aumente e os resultados reflitam nos feedbacks positivos dados pelos pais e alunos.

Faça dinâmicas motivacionais

Fazer com que os profissionais conheçam a si mesmos e aos colegas de trabalho é outro fator motivacional da equipe.

Para isso, basta reunir os profissionais em um dia leve e descontraído para promover atividades que, além de autoconhecimento, os façam refletir sobre a importância do trabalho que realizam.

Nesse sentido, dinâmicas motivacionais podem ser um momento não só de descontração, mas também de descobertas e de engajamento.

Assim, os professores e funcionários podem se sentir valorizados e retornar mais animados às suas funções.

Ofereça feedbacks constantes

Como mencionado, a valorização é muito importante para a continuação de um bom trabalho. Pois, o profissional que enxerga os resultados de suas atividades tem ainda mais motivação para continuar exercendo-as.

Então, é fundamental que ele perceba uma comunicação aberta e tenha feedback adequado, construtivo ou positivo.

Assim, garante-se que possa aprimorar aquilo que não esteja adequado, resolver impasses que ficaram pendentes e entender o que faz de bom e que deve continuar fazendo.

Forneça estrutura adequada e de qualidade

Uma boa gestão pedagógica deve fornecer os meios adequados para que o profissional tenha condições de exercer seu trabalho da melhor maneira possível.

Caso contrário, o resultado pode ser a sensação de desvalorização e, consequentemente, desengajamento.

Por isso, é fundamental oferecer estrutura adequada e de qualidade para professores e funcionários.

Materiais necessários, lanche, intervalos para descanso, tecnologia direcionada ao âmbito educacional, apoio da coordenação. Assim como, folgas e férias são alguns dos fatores que também devem ser considerados para a motivação da equipe escolar.

Como se pode perceber, há diversas maneiras de incentivar professores para que o bom trabalho seja uma constante na instituição.

Garantir o cumprimento das práticas citadas é uma forma de manter engajamentobom convívio e um ambiente propício para trabalhar.


Agora que você conferiu algumas maneiras de promover a motivação da equipe, compartilhe este conteúdo com seus amigos!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap