O que é uma escola sustentável? Descubra aqui!

24/07/2019 em Educação



O que é uma escola sustentável? Descubra aqui!

Sustentabilidade é um dos temas mais discutidos atualmente. E não é para menos: os recursos naturais se esgotam cada vez mais depressa, colocando em xeque a longevidade das futuras gerações. A boa notícia é que a escola constitui o ambiente ideal para conscientizar as pessoas sobre o impacto que elas exercem sobre a natureza e como alguns hábitos simples fazem a diferença.

Se você quer agregar esse valor à sua instituição, provocando o pensamento crítico e engajando os estudantes nas discussões, continue lendo este texto e veja como tornar sua escola um exemplo de sustentabilidade!

O que é sustentabilidade?

Satisfazer as necessidades da sociedade sem gastar mais recursos do que os disponíveis é o que caracteriza a sustentabilidade.

Obter o necessário no presente sem prejudicar as gerações futuras é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Ou seja: produzir o máximo, gastando o mínimo possível.

Hábitos simples como tomar banhos rápidos, usar a luz natural sempre que possível ou evitar andar de carro garantem que a natureza não sofra impactos causados pelas atividades cotidianas.

É possível que a sociedade se desenvolva e a tecnologia avance sem prejudicar o meio ambiente. Cada vez mais empresas estão adotando esse valor e se beneficiando no processo.

Como tornar uma escola sustentável?

Pequenas atitudes fazem toda a diferença. Para que uma escola viva em harmonia com a natureza, não é necessário alterar a estrutura física ou fazer mudanças profundas no sistema de funcionamento.

De nada adianta ter painéis para captação de energia solar ou esquemas para reutilização da água da chuva se a escola não ensina os alunos a refletirem sobre o próprio comportamento.

Por isso, confira algumas estratégias simples que toda escola pode adotar para mudar o relacionamento dos seus alunos e colaboradores com o meio ambiente.

Não desperdiçar água

O recurso mais fundamental para a vida humana é a água, por isso é importante que a escola encontre meios de conscientizar seus alunos sobre o uso adequado desse bem natural.

Por meio de campanhas, apresentações e comunicados, a instituição mostra aos alunos que a água é muito mais importante do que apenas para beber.

Entretanto, de nada adianta se a escola não muda as próprias práticas de consumo da água.

Por isso, instruir os funcionários a limparem o chão com vassouras em vez de mangueira, lavar os banheiros usando baldes e dar descargas mais rápidas mostra aos alunos o comprometimento da instituição com a sustentabilidade.

Economizar energia elétrica

É muito fácil sair de um ambiente e esquecer a luz acesa ou deixar o computador ligado após o uso.

Por isso, uma maneira de educar as pessoas sobre o impacto delas na natureza é educar sobre o ciclo de produção de energia elétrica, demonstrando a importância de economizar eletricidade.

Ensinar às crianças como desligar os computadores no final das aulas de informática é uma atitude simples, mas que explica como preservar o meio ambiente não é difícil.

Orientar funcionários a apagar as luzes e não deixar o carregador de celular ligado constantemente na tomada também são atitudes fundamentais para uma escola sustentável.

Realizar coleta seletiva

Instruir os alunos sobre os níveis alarmantes de produção do lixo é essencial. Disponibilizar lixeiras identificadas com o tipo de material a ser descartado ensina às pessoas que a coleta seletiva é algo simples e valioso no cuidado do meio ambiente.

A gestão da escola não pode subestimar o poder de engajamento da reciclagem. Por meio de workshops e feiras estudantis, é possível fazer os alunos participarem ativamente da reutilização dos materiais desprezados.

Os estudantes poderão criar, expor e ensinar outras pessoas a fazerem esculturas e utensílios com materiais que, de outra forma, seriam jogados fora.

Diversas estratégias podem ser utilizadas para transformar uma instituição em uma escola sustentável.

Por meio de simples atitudes, os alunos se conscientizam sobre qual o seu papel na natureza e como minimizar os impactos negativos.

Com isso, a administração da escola sai ganhando por reduzir custos e se destacar como modelo de gestão.


O que achou deste texto? Está pronto para aplicar a sustentabilidade na sua escola? Deixe um comentário contando quais medidas você pretende adotar!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap