Saiba como receber alunos novos e integrá-los à escola no meio do ano

09/07/2019 em Coordenação escolar



Saiba como receber alunos novos e integrá-los à escola no meio do ano
Receber alunos novos e integrá-los à escola são momentos muito importantes, já que é nesse ambiente que ele vai passar a maior parte do tempo até se formar, convivendo com colegas, professores e funcionários. A atenção deve ser ainda maior quando o ingresso é feito no meio do ano. Nesse caso, são necessárias outras estratégias de adaptação para que o aluno seja integrado, da melhor maneira possível, ao ambiente da nova escola. Neste post, você vai entender como a recepção dos alunos novos deve ser feita e de que forma é possível melhorar essa experiência para eles. Acompanhe o post até o final e fique por dentro do contexto!

Investigue o que o aluno já aprendeu

Para evitar defasagens e garantir que o estudante consiga acompanhar a nova turma, é fundamental investigar o currículo da instituição de onde ele veio. Identificar os pontos em comum e, principalmente, as diferenças da grade de ensino permitirá avaliar a necessidade da implementação de aulas de reforço ou não. Para isso, é indicado solicitar aos pais o material didático — livros, trabalhos, avaliações e cadernos — que o aluno usava na outra escola. É importante, ainda, conversar com o próprio estudante, pedindo-lhe para contar o que já aprendeu, quais disciplinas mais gosta, qual atividade tem dificuldade etc. Deve-se, também, orientar os professores a analisarem o desempenho do estudante e a reportarem os pontos que considerarem relevantes. A partir disso, é possível traçar planos de ação visando à sua adaptação.

Apresente a turma e a escola ao estudante

Para fazer com que o novo aluno se sinta acolhido é preciso enturmá-lo. Dessa maneira, não deixe de apresentá-lo para a classe e para os professores. Nesse momento, é importante estimular os "veteranos" a incluírem o novato, ajudando nas dúvidas que ele tiver em relação ao ambiente escolar. Também é uma boa ideia solicitar que os colegas mostrem a escola ao novato. No recreio, por exemplo, eles podem orientá-lo quanto à cantina, aos espaços para brincar, à biblioteca etc. Assim, certamente, ele se sentirá recepcionado e terá menos dificuldades em se acostumar com o novo ambiente.

Deixe as normas da instituição bem claras

Apesar de terem algumas regras parecidas, cada escola, de acordo com sua realidade, apresenta um conjunto de normas que devem ser seguidas pelos alunos. E elas devem ser apresentadas não só para o novato, como também para os pais. Por isso, não deixe de fazer uma reunião para explicar quais são os objetivos, as normas, os valores e o projeto pedagógico da escola. Informações sobre uniforme, horário de entrada e de saída e condutas em sala de aula são importantíssimas para que os pais ajudem nesse processo de adaptação. Não deixe de explicar, ainda, como será feita a comunicação entre a instituição e os pais. Afinal, nesse tipo de mudança, eles também se sentem inseguros de alguma forma — e essa é uma ótima maneira de deixá-los tranquilos de que serão informados sobre os principais assuntos referentes ao filho deles.

Cuide dos trâmites

É muito importante ter em mãos cópias de documentos do aluno e o histórico escolar, que deve ser entregue em até 60 dias após a matrícula. Com isso, será possível solicitar a transferência por meio da secretaria competente (municipal ou estadual) e regularizar a situação do estudante. O momento de inclusão do novo aluno no sistema escolar — para acompanhar notas, trabalhos e presença — também merece atenção! Nesse sentido, uma boa prática é, durante o registro, indicar que aquele é um estudante transferido, de maneira que a avaliação dele seja feita conforme essa condição. Por entrar no meio ano, ele terá menos atividades feitas e, consequentemente, menor quantidade de registros, que serão completados ao longo do ano letivo. Seguindo essas dicas, será bem mais fácil receber alunos novos. Não se esqueça, entretanto, de observar a individualidade de cada estudante para ser capaz de promover o melhor ambiente possível! Para acompanhar mais informações como esta e ficar por dentro de assuntos relacionados, não deixe de curtir nossa página no Facebook!

Leia também

Share via
Copy link
Powered by Social Snap