Veja a importância de um sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte

19/07/2019 em Gestão e Administração



Veja a importância de um sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte

É muito importante que as instituições de ensino — mesmo as menores — tenham uma coordenação organizada e eficiente. Isso garante sua manutenção e o crescimento no mercado. Para facilitar e otimizar os processos, é fundamental contar com um sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte.

Mesmo que o número de alunos e funcionários seja pequeno, ainda é preciso integrar família e escola e resolver diversos desafios de gestão escolar.

Com o software, os gestores conseguem ter mais organização e praticidade para realizar as tarefas escolares de forma eficiente, o que contribui para a consolidação da escola.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância do sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte. Boa leitura!

O que é e como funciona o sistema de gestão escolar?

Esse sistema é um programa de computador que automatiza os procedimentos burocráticos da escola.

Assim, a rotina da instituição fica simplificada, pois o software permite que gestores e professores registrem dados, além de possibilitar a emissão de documentos automaticamente, sem a necessidade de arquivar declarações, certificados e outros comprovantes de forma impressa.

A plataforma funciona reduzindo o tempo de execução das tarefas do dia a dia.

Ela também permite o lançamento de notas e faltas, além de avaliar os níveis de evasão, permitir o envio de textos e comunicados para os pais e alunos, ajudar a montar grades de horários, definir a agenda do ano letivo, entre outras inúmeras facilidades.

O sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte também ajuda a manter a segurança das escolas, pois faz a leitura das carteirinhas dos estudantes na portaria e registra as presenças e as faltas.

Além disso, é possível disponibilizar um aplicativo para que os pais e os responsáveis possam acompanhar a rotina dos filhos.

Qual é a sua importância para as escolas?

Independentemente do tamanho da escola, a organização dos seus processos envolve uma série de demandas que despendem muito tempo e esforço dos gestores.

Por isso, o sistema de gestão fornece um grande apoio operacional para todos os envolvidos nos encargos administrativos da escola, otimizando o tempo de trabalho da equipe.

Assim, o software de gestão escolar é a melhor maneira de garantir que a escola — de pequeno ou médio porte — trabalhe com praticidade, sendo possível resolver os principais problemas de forma rápida e eficiente.

Isso permite melhorar a retenção e a captação de novos alunos, diminuir a inadimplência, controlar o fluxo de caixa e economizar tempo com diversas tarefas.

Ao investir nesse sistema, é possível focar em outras necessidades escolares, como no desenvolvimento de estratégias pedagógicas e de marketing.

Isso ajuda a impulsionar o trabalho e a melhorar os resultados da instituição.

Quais são os benefícios do sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte?

Nem sempre o trabalho de organização em instituições pequenas e médias é mais simples. Controlar e otimizar processos pode ser uma tarefa complicada sem o auxílio da tecnologia.

Nesses casos, o sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte soluciona diversas questões e ainda reduz a possibilidade de erros. Confira outros benefícios a seguir.

Melhora o controle financeiro

Entender como estão as finanças da escola é essencial para uma boa administração dos gastos.

Por menor que seja a instituição, as movimentações financeiras sempre são elevadas e, por isso, precisam de um acompanhamento criterioso.

Nesse sentido, o software de gestão ajuda a fazer o controle de caixa e fornece informações sobre as contas a pagar e o montante a receber.

Isso permite que o gestor faça o planejamento anual, defina o teto de gastos e invista nas áreas que mais precisam.

Fornece relatórios de presença e notas

O sistema faz um registro completo das notas e presença dos alunos, emitindo relatórios que podem ser usados por pais e professores.

Dessa forma, é possível atuar imediatamente em caso de faltas excessivas ou notas baixas consecutivas, de forma a entender o problema e evitar desistências e reprovações.

Além disso, é possível criar trabalhos e tarefas personalizadas e enviá-las para os alunos, conforme as suas necessidades.

Os trabalhos podem ter textos, anexos e data para entrega. Pais e responsáveis também conseguem acompanhar o desenvolvimento dos alunos por meio do aplicativo mobile.

Acompanha o desempenho dos professores

Além de observar o desempenho do corpo discente, é possível acompanhar o corpo docente e verificar a frequência de faltas, se eles atribuem tarefas para os estudantes, se tomam medidas preventivas, entre outras.

Isso ajuda a garantir o compromisso da escola com a excelência e a qualidade do ensino.

Auxilia na tomada de decisão

Um sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte consegue fornecer informações importantes para os gestores — tudo de forma padronizada e em uma mesma interface.

Com a visão global dos dados acadêmicos e financeiros da instituição, é possível tomar decisões mais acertadas e focar nos pontos que precisam ser melhorados.

Quando os pareceres são fundamentados com base em dados reais e longe de achismos, as escolhas são mais eficientes.

Dessa forma, a escola ganha mais credibilidade e notoriedade diante da comunidade escolar.

Fideliza e capta novos alunos

Um ponto muito importante para escolas pequenas e médias é manter os seus alunos matriculados e satisfeitos, além de conseguir novas captações.

Nesse contexto, é importante que pais e alunos mantenham uma relação estreita com a instituição, fazendo com que as famílias não troquem os filhos de escola.

Para os novos alunos, esses pontos positivos são vistos como grandes vantagens da instituição.

O sistema de gestão para escolas de pequeno e médio porte otimiza e facilita os processos, permitindo que todos possam se dedicar, com mais atenção, à área pedagógica.

Assim, é possível melhorar os resultados, reter os antigos alunos e captar novos, além de reduzir custos.

Todas as mudanças positivas são importantes para garantir pais, professores e estudantes mais satisfeitos.


Se você se interessou por esse sistema e quer investir em uma opção confiável, entre em contato conosco! O Seduca proporciona gerenciamento acadêmico e pedagógico completo para a sua instituição de ensino!

Veja também

Share via